Gire a chave



Por Rosinha Martins

Nunca foi fácil deixar-se educar por Deus, mas é saboroso!

Por Rosinha Martins

Na carta aos Hebreus, o autor sagrado assim se expressa: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando Ele te repreende, pois, o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem  aceita como filho. É para vossa educação que sofreis, e é como filho que Deus vos trata. No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados.” (Hb 12, 4-7.11-15)

Ao ler estas sapientíssimas palavras aos Hebreus, - a meu ver, claro-, passa como que um filme em minha mente das tantas vezes que Deus me educou, como me educou e como continua me educando. E esta fala à comunidade hebreia, só me alivia, só me confirma algumas verdades que vão e vem no meu coração.

Alguma vez já te aconteceu de passar por momentos difíceis nos quais você se sentiu injustiçado e se perguntou porquê com você, com o outro é diferente, ou ainda, porquê esta pessoa sofre tanto se ela é tão boa, ou porquê essa doença para quem só fez o bem, ou ainda, porquê este tipo de morte para uma pessoa que defendia a vida?

Em muitas situações me fiz e faço esta pergunta. E a carta afirma que é uma forma de Deus nos educar, nos corrigindo e se obedecermos, sentiremos paz.

Mas, como essa educação se dá no cotidiano? Por exemplo, imaginemos que eu adoraria fazer a faculdade de jornalismo agora, mas não será possível. Então me  empenho  em resolver minha vida, por meio de um outro trabalho, porque afinal de contas, preciso dar sentido à minha vida. Mas fica aquela tristeza no fundo. Lá na frente, consigo fazer a faculdade de jornalismo e alcanço algumas benesses que talvez, com certeza, se tivesse feito antes não teria sido presenteado/a. Do ponto de vista cristão, para que tem fé, Deus está me educando, me ensinando o melhor caminho para a felicidade.

Outro exemplo, no cotidiano de minha existência, de repente, me deparo com a realidade de que terei que conviver em casa ou no trabalho com uma pessoa, a meu ver, chata, ou que de forma alguma não me agrada. Mais uma vez Deus quer me educar. A pessoa chata (a meu ver – porque são as minhas experiência subjacentes, a Rosa que existe em mim, a partir da minha educação, da família que tenho, das minhas histórias e referências é que a denominam como chata, não necessariamente ela o seja)-, com a qual terei que conviver, por honra da firma, como dizia minha mãe, é um instrumento de educação que Deus coloca em minha vida porque Ele me ama e sabe que darei conta de me deixar educar por meio desse ‘instrumento’.

Ou então, uma pessoa se levanta com a cara fechada, não me dá ou não responde o meu bom dia e eu já faço uma enxurrada de interpretações: “Está emburrada/o, está de mal comigo, não quer falar comigo”. Tenho que abrandar e relaxar meu coração e minha mente. Até aí estou preocupada/o comigo mesma, percebe? “Não fala comigo, não me responde”. E se começo a pensar a partir dela?  “Será que está bem? Talvez passou mal à noite, talvez esteja concentrada/o em suas responsabilidades. Percebe? Muda ou não muda? Fico ou não mais feliz se saio do egoísmo? Deixar os outros viverem, com certeza me faz mais feliz.

Rosinha, não é possível, você poderá me dizer. Eu eu replico: É possível. Gire a chave, ou seja, se permita mudar seus conceitos, seu modo de ver aquela pessoa, seu modo de encarar as más ações dela contra você.  Virar a chave é favorecer um outro modo de ver, é ampliar a visão, dar a oportunidade de experimentar novas opiniões, de ver por outro ângulo. E te confesso: milagres acontecerão. Milagre não, verdades, porque, afinal de contas, você terá ralado muito em seu interior, malhado muito o seu espírito para deixar-se educar.

Girar a chave para deixar-se educar por Deus no cotidiano da nossa existência, sair da rigidez do pensamento, reelaborar os pré-conceitos. Todos nós somos pré-conceituosos pois lidamos com as pessoas a partir do conceito anterior que fazemos dela, pelos nossos julgamentos. Antes mesmo de conhecermos uma pessoa já construímos um conceito dela em nossa cabeça a partir do que ouvimos dos outros ou a partir do como a vejo (Pode de ser que a cara dela, a cor dela, o jeito de andar, o jeito de falar, o jeito de ser não me agrade e eu estabeleço conceitos, crio um “José”, na minha cabeça a partir de mim e me fecho para conhecer quem de fato o “José é”.

Deixar-se educar por Deus, se torna uma repreensão de Deus, não por Ele mesmo, mas eu tenho que fazer uma reviravolta difícil, árdua na minha cabeça para viver o amor. Por isso carta aos Hebreus diz que depois virá uma sensação de paz. E vem mesmo! Experimente! Mas é graça e, esta graça vou alcançando nas conversas que vou tendo com Jesus, com os santos da minha devoção, meditando a Palavra, no silêncio (noutro momento falaremos do milagre do silêncio). O fruto desse árduo exercício do Eu para amar é a paz, a justiça. O extremo desse deixar-se educar por Deus é a profecia, a meu ver. Os profetas, as profetizas se exercitaram tanto na escuta, no deixar-se educar por Deus que já não são eles que vivem, mas o ardente desejo da justiça, da verdade.

E para finalizar, o Evangelho de Marcos, no cap. 6, narra que o povo perguntava de onde vinha tanta sabedoria daquele ‘pobrezinho’, ‘simplesinho’ do filho de José, tão conhecido deles. Desde que aceitou a encarnação, Jesus, o Filho de Deus, que já era na eternidade com o Pai e o Espírito, desde lá já se deixava educar pelo Pai. Aprendeu a obediência pelo sofrimento, pelas críticas, pelas incompreensões, no dia a dia. Mas, Ele via tudo isso como oportunidades e as aproveitava para crescer no amor, e para ser Amor. Ele é a Palavra por excelência e nos ajuda e nos ensina como vivermos felizes sem gastarmos energias desnecessárias por causa dos nossos pré-conceitos. A cada dia de novo, é preciso mudar a chavinha!

Tenha um lindo dia!

Narre-nos, envie-nos a sua experiência, para que cresçamos juntos! E poderemos publicá-la em breve em nosso site. 

rosinhamarketing@hotmail.com


Comentários